SERVIÇOS
CONSULTA PSICOLOGIA CRIANÇA
É esperado que cada criança cresça e se desenvolva de forma harmoniosa, encontrando no seu caminho diversos desafios. Por vezes alguns desafios poderão ser persistentes e invadir negativamente as mais variadas áreas da vida da criança.
Estamos cá para abraçar esses desafios do caminho do crescer, tendo como missão ultrapassá-los.
Áreas de Especialidade:
- Problemas de Comportamento (Comportamento de Oposição e Desafio, Dificuldades no Controlo de Impulsos)
-Ansiedade (Medos, Ansiedade de desempenho, Ansiedade de separação)
-Dificuldades Sociais/Relacionais
-Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção
-Depressão Infantil
-Perturbação do Espectro do Autismo
-Separação de divórcio.
CONSULTA PSICOLOGIA ADOLESCENTE
Na adolescência as mudanças são constantes, o que, por vezes, coloca desafios extra ao adolescente e à família. Procurar apoio profissional para compreender a identidade que está a ser construída, para fazer face a sintomas negativos identificados pelo próprio e/ou pela família ou para desenvolver competências sócio-emocionais permitirá um desenvolvimento mais saudável e com maiores recursos.
Áreas de Especialidade:
- Depressão
- Ansiedade (Medos, Ansiedade Social, Ansiedade de desempenho)
- Dificuldades Sociais/Relacionais
- Dificuldades relacionadas com a sexualidade e género
- Perturbação de pânico
- Luto
- Comportamentos Auto-lesivos
ACONSELHAMENTO PARENTAL
Ser pai/mãe é como um filme de ação, ou seja por vezes uma grande confusão!
Todos os pais desejam que os seus filhos sejam felizes e que cresçam harmoniosamente, mas o caminho do EDUCAR nem sempre é fácil. Os pais debatem-se com inúmeros dilemas, tais como, o incumprimento de regras, a utilização de estilos de comunicação inadequados, entre outros. Nas sessões de aconselhamento parental cada família é vista como um sistema, trabalhando em conjunto a promoção de práticas parentais mais conscientes, positivas e construtivas.
CONSULTA PSICOLOGIA ADULTO
Ao longo da vida pode vivenciar circunstâncias que condicionam de forma intensa e persistente a forma como se sente. A vivência de perdas, elevado stress, dificuldade em gerir os diversos papéis desempenhados (familiares, profissionais, etc.), entre outras situações podem fazê-lo(a) experienciar alterações emocionais desagradáveis. Trabalhar as componentes psicológicas envolvidas produzirá um impacto significativamente positivo em si e nos contextos em que está envolvido(a).
Áreas de Especialidade:
- Depressão
- Ansiedade (Ansiedade Social, Ansiedade Generalizada)
- Dificuldades Sociais/Relacionais
- Dificuldades relacionadas com a sexualidade e género
- Perturbação de pânico
- Luto
- Fobias
- Desenvolvimento Pessoal
- Burnout
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DA CRIANÇA/ADOLESCENTE
A Avaliação Psicológica pretende aferir e compreender o funcionamento atual da criança e do adolescente, através de diversas técnicas e métodos psicológicos. São avaliados os domínios cognitivo, afetivo, comportamental e interpessoal, de forma a conhecer dificuldades e recursos. Os resultados da avaliação permitem-nos delinear um plano de intervenção específico para a criança/adolescente.
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
A Avaliação Neuropsicológica é um exame complementar essencial para a realização de diversos diagnósticos (quadros demenciais, outras doenças neurológicas). Caso sejam identificadas alterações nas capacidades de atenção, memória ou outras, esta avaliação também será útil uma vez que permitirá compreender a dimensão das dificuldades. Igualmente em casos de AVC ou traumatismo crânio-encefálico, esta avaliação permite identificar potenciais sequelas.
REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Após a realização de uma Avaliação Neuropsicológica e devidamente identificadas as funções neuropsicológicas que necessitam de intervenção é delineado um plano de reabilitação, que consiste num conjunto de sessões de treino dessas mesmas funções. O objetivo do processo será potenciar a recuperação das funções em défice ou compensar as dificuldades sentidas através de estratégias alternativas.
CONSULTA DO CUIDADOR
Aproximadamente 1,4 milhões de pessoas em Portugal são cuidadores informais. Cuidar é uma das responsabilidades de gostar, mas pode paralelamente implicar a exposição a uma fonte de stress muito elevada. Procurar apoio psicológico nestes casos permitirá não só diminuir a carga emocional da situação, como também desenvolver novas estrate para lidar com o quadro clínico da pessoa de quem cuida.